segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Tapetes e Cores

Um tapete colorido pode ser uma ótima opção para deixar o ambiente renovado. Porém, no momento de escolha deste deve-se estar atento às sensações e aos estímulos que cada tonalidade desperta nas pessoas. As cores dos tapetes podem tornar o ambiente harmonioso, acolhedor, criar a ilusão de amplitude ou pelo contrário, conferir ao espaço um aspecto menor ou até repulsivo.

Conheça o simbolismo das cores mais populares para tapetes:

PRETO

Cor forte e que dificilmente passa despercebida, por isso deve ser utilizada com moderação, pois pode tornar o ambiente pesado e remeter para a depressão. No entanto, é também uma cor muitas vezes associada à elegância e sofisticação. Também transmite a ilusão de redução do espaço, por esta razão, os tapetes pretos devem ser evitados em divisões de dimensões pequenas.
 


BRANCO

O branco simboliza pureza, bondade e paz. Também nos remete para a espiritualidade, purificação e novos começos. Como acontece com o preto,  um tapete branco combina com qualquer estilo de decoração ou cor. 



CASTANHO

O castanho está associado à estabilidade e confiança. É a cor da terra e está ligada a tudo o que é natural ou orgânico. O castanho assume-se como uma cor neutra que pode ser combinada com outros tons mais distintos. 



AMARELO/ DOURADO

Transmite sensações de felicidade, inteligência, energia, alegria, otimismo e pureza. O dourado remete-nos também para a opulência e boa saúde. Tons de amarelo ou dourado claros são excelentes para criar mais luminosidade na divisão, enquanto os mais vibrantes estimulam a criatividade.
 


AZUL

A cor azul associa-se a espiritualidade, tranquilidade, conforto e relaxamento, ao mesmo tempo que favorece o raciocínio e a intuição. A sua utilização permite criar uma sensação de amplitude em espaços reduzidos e criar ambientes simples, tranquilos e muito agradáveis. Contudo, tapetes de diferentes tonalidades de azul podem conferir sensações distintas. 
 


VERDE

Verde remete a natureza e facilmente estimula os nossos sentidos. Considerada como a cor mais agradável para a vista, traz consigo paz e segurança. É uma excelente cor para ser utilizada em escritórios ou na sala, pois não cansa os olhos.
 


VERMELHO

O vermelho é uma cor estimulante e transmite energia. É uma cor que dificilmente passa despercebida na divisão, devendo por isso ter algum cuidado com as cores utilizadas no restante decoração, de forma a tornar todo o ambiente harmonioso. Não deve ainda ser usada em excesso, sob pena de se tornar num tom demasiado agressivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário