sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

E para o Réveillon...

Não descuide da decoração de sua casa na virada do ano. No réveillon 2013 inove. Decore com cores e artigos que vão de acordo com a estação. Aposte em velas, balões, bandejas, toalhas brancas, jarros, arranjos de flores, e vasos de vidros pois darão um destaque impressionante à casa. Escolha uma cor como "tema" da festa -  azul, dourado, amarelo, prata e  branco, trazem harmonia para o ambiente e são sinônimos de elegância. Não esqueça também dos arranjos de flores brancas, e perfumes com aroma suave. A iluminação também é importante, abuse das velas brancas e tochas, elas podem criar uma ambiente sofisticado. Quanto a mesa, não deixe os alimento ficarem amontoados, caso o espaço esteja pequeno, providencie outra mesinha menor para que os alimentos possam ser acomodados nela.

Confira algumas ideias: 









Boas Festas!!!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Decorando para o NATAL

O Natal está chegando, e para entrar em clima natalino, nada mais encantador que decorar a casa com guirlandas, árvores, luzes, toalhas vermelhas, papais noeis, bonequinhos de neve, entre outros adornos. Ao decorar a casa é importante pensar em cada detalhe, desde a decoração interior quanto a exterior.

Trago aqui o exemplo de Elisabete Sales e Eleusa Ruiz, as duas executivas são fãs da festa de Natal e desde junho elas vêm decorando e transformando a casa de Elisabete na Casa do Papai Noel. A residência tem 19 cômodos e 350m² e localiza-se em Brasília. As duas decoram cada canto da casa com enfeites que a proprietária junta há mais de 20 anos. Confira abaixo algumas imagens da casa de Elisabete e inspire-se!

Observação: Não deixe de analisar os maravilhosos tapetes que se destacam em meio aos ambientes!

Tapete vermelho contribui para o clima natalino.

A luz dos milhares de piscas-piscas deixou
 o mobiliário ainda mais aconchegante.

Combinação da rusticidade da madeira com tons dourados.
A cor de ouro está presente nas guirlandas,
candelabros e enfeites de mesa.

Todos os lustres da casa foram decorados.

Quarto das fadas.

Árvore de natal decorada com ursinhos de pelúcia.

No banheiro, papais noeis por todos os lados.

Luzinhas em destaque na decoração rústica.

Quarto da vovó. Árvore de natal decorada com rostos
de Papai Noel, e uma cadeira com muitos novelos.

Sala dos ursinhos.


Todas as janelas recebem decoração.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Tapetes e Cores

Um tapete colorido pode ser uma ótima opção para deixar o ambiente renovado. Porém, no momento de escolha deste deve-se estar atento às sensações e aos estímulos que cada tonalidade desperta nas pessoas. As cores dos tapetes podem tornar o ambiente harmonioso, acolhedor, criar a ilusão de amplitude ou pelo contrário, conferir ao espaço um aspecto menor ou até repulsivo.

Conheça o simbolismo das cores mais populares para tapetes:

PRETO

Cor forte e que dificilmente passa despercebida, por isso deve ser utilizada com moderação, pois pode tornar o ambiente pesado e remeter para a depressão. No entanto, é também uma cor muitas vezes associada à elegância e sofisticação. Também transmite a ilusão de redução do espaço, por esta razão, os tapetes pretos devem ser evitados em divisões de dimensões pequenas.
 


BRANCO

O branco simboliza pureza, bondade e paz. Também nos remete para a espiritualidade, purificação e novos começos. Como acontece com o preto,  um tapete branco combina com qualquer estilo de decoração ou cor. 



CASTANHO

O castanho está associado à estabilidade e confiança. É a cor da terra e está ligada a tudo o que é natural ou orgânico. O castanho assume-se como uma cor neutra que pode ser combinada com outros tons mais distintos. 



AMARELO/ DOURADO

Transmite sensações de felicidade, inteligência, energia, alegria, otimismo e pureza. O dourado remete-nos também para a opulência e boa saúde. Tons de amarelo ou dourado claros são excelentes para criar mais luminosidade na divisão, enquanto os mais vibrantes estimulam a criatividade.
 


AZUL

A cor azul associa-se a espiritualidade, tranquilidade, conforto e relaxamento, ao mesmo tempo que favorece o raciocínio e a intuição. A sua utilização permite criar uma sensação de amplitude em espaços reduzidos e criar ambientes simples, tranquilos e muito agradáveis. Contudo, tapetes de diferentes tonalidades de azul podem conferir sensações distintas. 
 


VERDE

Verde remete a natureza e facilmente estimula os nossos sentidos. Considerada como a cor mais agradável para a vista, traz consigo paz e segurança. É uma excelente cor para ser utilizada em escritórios ou na sala, pois não cansa os olhos.
 


VERMELHO

O vermelho é uma cor estimulante e transmite energia. É uma cor que dificilmente passa despercebida na divisão, devendo por isso ter algum cuidado com as cores utilizadas no restante decoração, de forma a tornar todo o ambiente harmonioso. Não deve ainda ser usada em excesso, sob pena de se tornar num tom demasiado agressivo.



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Um mundo a seus pés

Os tapetes surgiram no Oriente como grandes quadros para enfeitar o chão. Feitos também para pisar, sentar e dormir, tinham um lugar de honra na casa. Não havia móveis, e esta peça era praticamente a única decoração. Notáveis pela beleza – tantas vezes histórica – e pelo toque, eles valem por uma passagem pelo tempo e pelo prazer. Deixe-se levar. 
 
TAPETES PERSAS 
 
Povos antigos do Irã e Paquistão contavam sua história à medida que teciam. Pelos motivos – símbolos do cotidiano - pela trama e pelo tingimento, um tapete persa ainda hoje vem impregnado na cultura. Para identifica-lo, valem duas regras. Em geral, apresentam um medalhão central ou um campo de desenhos que representem por toda a extensão da peça. A caracteristica mais bela, no entanto, é a variação de tons. “Um autentico persa nunca é uniforme, em função da tecelagem e do tingimento natural (o açafrão, por exemplo, é usado para dar a cor alaranjada)”arquiteta Francesca Alzati, proprietária da empresa ByKamy.
 
 

TAPETES AUBUSSON

Inspirados no que viam no Oriente, os franceses criaram sua versão do tapete persa. O aubusson surgiu na França, na região de mesmo nome.  O Aubusson (pronunncia-se obisson) começou a ser feito para pendurar na parede. Era 100% de seda e muito frágil para ser tocado pelos pés, as flores que o caracterizam são uma representação dos jardins de Versalhes. "Na origem, estes tapetes tinham cores fortes para trazer a exuberância do jardim para dentro dos palácios e romper com o ambiente frio e branco do inverno", conta Francesca Alzati. " Os tons pastel começaram a surgir por volta do século 18, com o enriquecimento da burguesia, que queria ter em casa tudo o que o rei tinha no castelo. Com menos espaço em casa, no entanto, foi necessário suavizar a cor", conta a estudiosa.
 


 TAPETES PERSAS DO NEPAL
Os persas continuaram imponentes hoje. Mas, além do Irã, o Nepal tem aparecido como um dos centros impecáveis dessa arte. "Os nepalenses têm a experiência oriental e estão dispostos a inovar (desde o modo de fiar a lã até o uso de novas matérias-primas, como fibras e urtiga, para dar um resultado mais ou menos rústico). Eles fazem uma versão moderna dos persas. E fazem isso a mão, sem perder a tradição do ponto", entre os novos persas, as figuras podem ser estilizadas, como a do tigre (animal que simboliza elevação).




TAPETES DE NÁILON

Enquanto a riqueza de um persa é que ele nunca fica exatamente igual em toda sua estensão, um de náilon pode ser perfeito justamente pelo oposto. É absolutamente homogêneo. São várias opções de cor e pode-se escolher a altura. A maciez dependerá do material - o náilon 100% é mais gostoso - a da altura. Um carpete para áreas muito grandes não deve passar de 8mm. "Amo todos os tipos de tapete. Uma casa só com náilon vai parecer um hotel. Só com persas, vai parecer um harém. A mistura é mais a nossa culturahoje: miscigenada, cosmopolita" finaliza Francesca.
 

 
Reportagem Revista Bons Fluidos- julho de 2008.