quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Combinando estampas e texturas

Misturar estilos de listras, xadrez, floral e outros padrões, está na moda e traz personalidade à decoração e pode, sim, agradar dos mais ousados aos mais discretos. Confira as dicas para montar composições criativas e de muito bom gosto. 

- Estabeleça um elo entre os desenhos: Eleger uma cor ou um grafismo como ponto de partida. Nesta sala, a escolha recaiu sobre o tom vermelho da parede, na segunda imagem sobre a cor azul. 


Já nesta foi escolhido o grafismo floral e a tonalidade amarela para compor o conjunto.



- Prefira estampas que remetam à mesma atmosfera – a ideia, aqui, foi apostar no romantismo.




- Não exagere na mistura de padronagens e de cores vibrantes, o ambiente pode ficar muito pesado. Tenha cuidado também para que os elementos não compitam entre si.

- Aposte em uma base neutra para dar equilíbrio à combinação: No quarto abaixo, o azul e o marrom nortearam as composições - repare como as tonalidades foram reproduzidas na colcha da cama. As cores neutras de marrom e bege favorecem a mistura da estampa da cabeceira e da textura diferenciada da almofada.



- Respeite o tamanho das estampas: Respeitar a trindade (estampa grande, média e pequena) é essencial para o resultado final ficar harmônico. A estampa maior é aquela por onde normalmente se começa, a que chama mais atenção. A estampa média precisa ter alguma cor semelhante à da estampa grande (pode ser a cor de fundo, como o branco por exemplo). Para a estampa pequena, basta ter cores em comum com a primeira ou com a segunda (pode ser com as duas também, sem crise). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário