quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Tapetes "diferentes"

Começa a renovação setor do mundo da decoração, uma vez que os tapetes mudam de função deixando de ser apenas uma peça utilitária.  As texturas variadas começam a se multiplicar e  fazem com que os tapetes não sejam sentidos somente pelo andar, mas também pelo toque das mãos e do corpo, em verdadeiras experiências volumétricas que convidam à fruição dos sentidos.
Diversos designers do mundo inteiro se inspiram nas mais diversas formas e criam tapetes "diferentes". Confira abaixo alguns modelos: 


Natureza em Tapetes
A designer espanhola Nani Marquina inspira-se em diferentes texturas e formas irregulares e elabora peças que imitam elementos da natureza, criando  verdadeiras experiências volumétricas. 




Feltro em Tubo
Diversos tubinhos, feitos de feltro da Nova Zelândia, formam o tapete Lasa, da marca dinamarquesa Jab Anstoetz. Disponível em cores diferentes, a peça lembra recifes de coral.




Recorte Delicado
Tapete da marca britânica Top Floor com acabamento de recortes florais. A peça tem uma parte vazada que se destaca quando colocada sobre o chão. O produto leva a assinatura do designer Esti Barnes. 



Luz no Chão
Criação da filadesa Johanna Hyrkãs, da Imu Design, o Light Carpet tem uma mangueira  de lâmpadas envolvidas por cordas de tecido.


The "Play Rugs" 
Mais uma vez, os tapetes ultrapassam os fatores estéticos, na Austrália a empresa Danishbydesign desenvolve tapetes para as crianças se divertirem: são tabuleiros de jogos, casas de bonecas, pistas para carrinhos, etc. 



Seguindo na  onda dos tapetes "para brincar", a designer alemã Katrin Sonnleitner criou um tapete com a proposta: monte o "quebra-cabeças" antes de usá-lo. Super divertido!




Tapete 3D
A criação do Studio Laurens Van Wieringen inova pela criatividade de construir um tapete que representa um mapa topográfico em 3D. Com alturas e cores variadas, o tapete é feito à mão com material de espuma suave, o que torna a experiência divertida e tátil.



Som na Caixa
A Human Antena, do designer suíço Florian Krautli, tem este nome porque é ligado a um aparelho de rádio, que capta  as ondas sonoras recebidas pelo seu corpo e as reproduz, conforme você se movimenta sobre o tecido. 



Tapete e Chinelos
Tapete com lugar para chinelos e pantufas, criado  pela designer belga Lise El Sayed. 



Tapete Primavera/ Outono
Alterne o tapete conforme a estação do ano. Desenvolvido pela empresa Yldesign.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Mantenha seu tapete e carpete limpos

É inicio de ano, tempo de planejamento pessoal e organização da casa. Tempo de colocar fora tudo o que é desnecessário, limpar guarda-roupas, quarto, cozinha e sala. Pensando nisso, trazemos nesta matéria dicas de limpeza para deixar sua casa ainda mais aconchegante. Destacamos aqui a limpeza de tapetes e carpetes.

 A limpeza de carpetes deve ser feita semanalmente com um aspirador ou vassoura. Para esta higienização mais profunda, inicie aspirando ou varrendo seu carpete, depois dilua 100 ml de amaciante de roupas em 4 litros de água e em seguida, com uma vassoura de cerdas macias, molhe na água com o produto e varra normalmente. Conforme a água for se dispersando, molhe a vassoura no balde novamente. Por fim, abra as janelas para que eles possam secar.

Para efetuar a limpeza dos tapetes deve-se ter um pouco mais de cuidado. Antes de inicia-la é importante analisar o tipo de tecido usado na fabricação para que estes não sejam danificados.


Tapetes de Fibras Naturais

Algodão, lã e seda são as fibras naturais usadas há mais tempo na confecção de tapetes, mas atualmente outros materiais orgânicos como sisal, fibras de bambu, de banana e de aloe vera, por exemplo, também são empregados. Tapetes deste tipo podem ser lavados, mas como não suportam tão bem a umidade, essas peças podem apresentar alteração na cor e instabilidade nas dimensões, ou seja, esticar, encolher ou perder o formato.

Para a limpeza cotidiana, é possível usar um pano levemente umedecido com água. No caso das fibras vegetais, se, por algum acidente, uma parte do tapete for molhada, o ideal é molhar a peça inteira com água para evitar que o pedaço onde ocorreu o acidente fique com uma tonalidade diferente. Quando houver a necessidade de lavagem, o mais indicado é procurar uma lavanderia profissional.


Tapetes Orientais

Peças desde tipo não devem ser lavadas em casa e nem em qualquer lavanderia, a maneira mais segura da fazer a lavagem é procurar uma empresa especializada na limpeza de tapetes orientais. Antigamente as peças eram tingidas com corantes naturais que resistiam bem ao sol e à água, o que já não acontece hoje. O ideal é que antes de lavar a peça seja feito um teste com um cotonete em um pedaço escondido do tapete para ter certeza de que as cores não irão desbotar ou manchar.

Para limpar as franjas, que geralmente sofrem mais com a sujeira, é possível usar uma escova e sabão neutro ou xampu para tapetes. Tapete oriental deve ser lavado a cada dois anos.


Tapetes de Fibras Sintéticas

Os tapetes confeccionados em fibras sintéticas geralmente são de náilon, poliéster ou polipropileno. Esses materiais podem ser lavados com água abundante e sabão neutro ou xampu de tapetes. Estes tapetes geralmente apresentam etiquetas com símbolos padronizados, esclarecendo como deve ser o processo de lavagem.

Na hora de secar, é mais importante manter o tapete em um local quente do que em um ensolarado, ainda mais porque, quando molhada, a peça pode alcançar uma temperatura muito maior do que quando exposta ao sol seca. A alta temperatura é capaz de danificar os fios. 


Para tirar manchas verifique a tabela abaixo na qual indica o que deve ser feito e os produtos que devem ser utilizados para removê-las.